FINIT Festival chega à reta final com programação para todos os públicos
Publicado: 26/11/2018 16:23
Gabriel Maciel / Sedectes Gabriel Maciel / Sedectes

O FINIT Festival chega à reta final e após três semanas de programação muitas atrações interessantes passaram pela capital mineira. Com extenso conteúdo, o evento transformou Belo Horizonte na capital da tecnologia e inovação. Neste ano, o festival ganhou novo formato e as atividades se expandiram para diversos locais em BH, facilitando o acesso do público e democratizando ainda mais a tecnologia.

A Campus Party abriu o FINIT Festival 2018 e levou para a Serraria Souza Pinto muita gente interessada em tecnologia, inovação, ciência e empreendedorismo. Nos quatro dias de evento foram mais de 100h de conteúdo, com mais de 150 atividades entre palestras, workshops, maratonas hackers, entre outros. Destaque para a Mini Maker Faire, uma exposição de passatempos, experiências e projetos makers, que reuniu cerca de 50 expositores e contou com oficinas e atrações para o público infantil.

O Fórum Aeroespacial foi outro evento que fez parte do festival neste ano. Palestrantes fizeram um intercâmbio com representantes do setor aeroespacial e apresentaram diagnósticos do ecossistema, além de identificar oportunidades de negócios para a área em Minas Gerais. Lideranças de médias e grandes empresas puderam participar e entender o processo de inovação aberta, além de se conectarem com startups brasileiras e internacionais durante o Inspiration Day.

O programa Minas Digital ganhou espaço especial na programação do FINIT Festival. Um painel reuniu todas as ações e projetos promovidos pela Sedectes. Oportunidade para que o público pudesse conhecer de perto os programas que alavancaram o ecossistema mineiro e colocaram o Estado na rota mundial da tecnologia e inovação.

A Feira do Meu Primeiro Negócio foi um sucesso. Com a participação de aproximadamente 650 estudantes, de 49 instituições públicas de ensino médio, foram comercializados 753 produtos e houve faturamento de cerca de R$ 7 mil. Ao longo de dois dias de evento, os alunos puderam colocar em prática os objetivos do programa de educação empreendedora naprimeira grande experiência de empreendedorismo.

O Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (Numies), por meio de parceria com a Swissnex Brazil, apresentou o contexto e cultura de inovação na Suíça. O trabalho desenvolvido é uma iniciativa da Secretaria do Estado da Suíça para Educação, Pesquisa e Inovação, gerenciada em cooperação com o Departamento de Relações Exteriores.  

O She’s The Boss, primeira plataforma digital de empreendedorismo e liderança feminina no Brasil trouxe uma programação especial para Belo Horizonte, marcando o dia global do empreendedorismo feminino. Super aguardado no FINIT Festival, o ShesTech, que em 2017 foi o maior evento para mulheres na tecnologia do Brasil, reuniu palestrantes, workshops, painéis e mentorias.

 

Arena de Negócios

O FINIT Festival segue até quarta-feira, 28, com uma programação especial. A Arena de Negócios, ambiente propício para quem almeja desenvolver um negócio, aprender mais sobre investimentos e se conectar com grandes empresas e startups do estado será realizada nos dias 27 e 28. Serão dois dias de atividades proporcionando grandes conexões com o universo tecnológico.