Minas Digital Summit reúne grandes nomes do ecossistema mundial de tecnologia e inovação em BH
Publicado: 11/04/2018 18:10
Foto: Gabriel Maciel Foto: Gabriel Maciel

Durante os dias 03 e 05 de abril, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) realizou o Minas Digital Summit, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. A iniciativa do Governo de Minas Gerais reuniu os principais stakeholders de startups e empresas do estado que se conectaram com investidores, empreendedores, aceleradoras e comunidades.

No primeiro dia, os convidados e inscritos participaram de três painéis para discutir soluções inovadoras para o setor público. O grande destaque foi o HUB Inspiration Day. Promovido pelo Hub Minas Digital, o co-fundador da aceleradora The Bakery e empreendedor em série, Andrew Humphries, apresentou mecanismos utilizados pelas grandes organizações que resultaram em crescimento dentro do mercado empresarial. Foi um workshop com análises, discussões e apresentações dos desafios empresariais e planos de inovação.

Simultaneamente, aconteceu o Conecta Gov que, visando atrair startups para Minas Gerais, contou com a presença da Sedectes e da Prodemge apresentando estratégias de inovação para a esfera pública. O evento também foi palco para startups apresentarem soluções aos municípios.  No auditório ao lado, foi realizado o workshop de Popularização de Ciência e Tecnologia para apresentar as novidades da ciência e tecnologia no meio acadêmico. O Pop Ciência exibiu as novas tendências da área e destacou o novo tema da Semana Nacional de C&T 2018.

O secretário Miguel Corrêa destacou o significado do Minas Digital Summit para o ecossistema de inovação mineiro. “O evento leva ao público as ações variadas que o Governo de Minas Gerais está executando. Estamos fazendo a união entre as startups e as empresas do Estado, aumentando a competitividade, o lucro, os contratos e empregos, gerando cada vez mais valorização dos mineiros”, explica.

Já em seu segundo dia, o evento promoveu palestras, workshops e reuniões sobre temas de empreendedorismo, tecnologia e inovação. O destaque ficou para o She’s Tech Day, movimento que incentiva o empreendedorismo feminino e, durante o Summit, promoveu um dia de inspiração às mulheres, para que busquem conhecimento, se engajem e empreendam em carreiras e negócios de base tecnológica.

O dia também contou com o workshop Jornalismo para Ciência, Tecnologia, Inovação & Startups, ministrado pelo professor Alysson Lisboa. O seminário tratou de temas como jornalismo transmídia, divulgação da produção científica e cobertura de eventos tecnológicos. Além disso, o superintendente de inovação da Sedectes, Roberto Rosenbaum, palestrou aos participantes.

Já no Auditório Ouro Preto, o Summit promoveu a apresentação Impacto-Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação para tratar sobre a recém-regulamentada série de alterações que regem as atividades científicas do país, esclarecendo as dúvidas que ainda permeiam o assunto e apontando os impactos que o Marco pode gerar para o poder público, as startups e as grandes empresas.

O evento ainda contou com a última etapa de seleção do Seed Academy, que busca formar novos agentes. A iniciativa vai capacitar pessoas do ecossistema mineiro para acelerar, visando gerar resultados não só para o Seed, mas para o estado como um todo.

E, ao fim do dia, o secretário Miguel Corrêa realizou um encontro com reitores das universidades e centros de ensino superior de Minas Gerais. Foi apresentado aos participantes as ações e programas da Sedectes que podem contribuir para o desenvolvimento do ensino superior mineiro.

Em seu último dia, o evento contou com o Grande Encontro, reunião de renomados palestrantes nacionais e internacionais que discutiram temas de negócios e empreendedorismo no cenário mineiro de inovação. No palco, o secretário Miguel Corrêa recebeu Karin Mayer Rubinstein, do importante ecossistema de Israel; Yvonne Cagle, astronauta da NASA; professor Evaldo Vilela, presidente da Fapemig; e outros convidados. O evento também marcou o anúncio de uma novidade: a parceria do governo estadual com a Hyperloop, empresa de tecnologia que irá construir um centro de pesquisa em Minas. Além disso, os 10 agentes escolhidos para o Seed Academy foram anunciados para iniciarem o treinamento que vai durar seis semanas.