Hyperloop Transportation Technologies anuncia primeiro Centro Global de Inovação em Logística no Brasil
A HyperloopTT recebe instalações em Contagem (MG) como parte do acordo de R$ 26 milhões para sediar no Brasil o Centro Global de Inovação em Logística e o novo XO Square, focado em trabalhar desafios logísticos com companhias globalmente
Publicado: 10/04/2018 09:11
Divulgação Divulgação

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) anunciou, na semana passada, a criação de seu Centro de Inovação como parte de um
novo contrato multimilionário com o Brasil para criar o novo Centro Global de Inovação em Logística da empresa, localizado na cidade de Contagem. O acordo, em parceria com o Governo do Minas Gerais, coloca o Brasil no centro da estratégia global da empresa para pesquisa e desenvolvimento em transporte de cargas através da tecnologia Hyperloop.

Com operações previstas para este ano, o centro global abrigará a divisão de pesquisas de logística da empresa, um laboratório de fabricação e um ecossistema de empresas líderes globais, startups, universidades, inovadores, cientistas e governos de todo o mundo focados em resolver crescentes questões em logística. O Centro é oficialmente apoiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Município de Contagem.

O acordo foi feito por meio de uma parceria público-privada (PPP) com um investimento de aproximadamente R$ 26 milhões em sua primeira fase, que inclui contribuições da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), HyperloopTT e investidores privados. Além disso, um espaço físico de 22.000 metros quadrados e 4.000 metros quadrados de espaço construído foi fornecido pelo município de Contagem.

"O Estado de Minas Gerais e o Município de Contagem, em particular, são um dos centros de distribuição de carga mais importantes para o Brasil", diz Bibop Gresta, presidente da HyperloopTT. "Com uma posição geográfica estratégica, uma alta concentração de grandes indústrias, e uma dedicação à inovação, é o local ideal para o Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT", completa.

“O Governo de Minas Gerais trabalha para fomentar o ambiente de empreendedorismo e inovação no Estado, incentivando jovens a se envolverem
com pesquisa e tecnologia. Nosso objetivo é aproximar grandes empresas e startups, gerando negócios e soluções inteligentes nas mais diversas áreas. Saber que Minas Gerais irá sediar um centro de pesquisa da Hyperloop significa que estamos de fato contribuindo para o crescimento econômico do nosso Estado por meio de novas vias, como a ciência, tecnologia e a inovação. A escolha fortalece e dá credibilidade para as ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo”, disse o Secretário, Miguel Corrêa.

Desde o final de 2017, a liderança da HTT se reuniu com importantes órgãos da administração pública no Brasil. O objetivo é aproveitar uma série de estudos de viabilidade para diferentes rotas no Brasil, tanto para carga quanto para passageiros. Estes estudos visam o apoio técnico, financeiro e regulatório necessário para a implementação de um sistema Hyperloop no país. 

 

HyperloopTT vai trazer a Hyperloop Academy ao Brasil


O acordo inclui a implementação do novo centro de inovação da HyperloopTT, o XO Square. Será um centro de desenvolvimento para a divisão de transporte de mercadorias e visa atrair mentes brilhantes que compartilham uma visão de inovação e humanização do transporte no mundo. O XO Square apresentará um laboratório de aceleração, incubadora e fabricação para as cinco linhas de pesquisa iniciais, com outras a serem adicionadas no futuro.
A HyperloopTT também está lançando sua primeira Hyperloop Academy no Brasil, para realizar projetos, treinamentos e parcerias com centros de conhecimento, como universidades, centros de P&D, startups e outras organizações. A Hyperloop Academy oferecerá oportunidades para a próxima geração de engenheiros, criativos e tecnologias para desenvolver o futuro do transporte.