Energia renovável é tema de reunião na Sedectes
Publicado: 08/03/2018 16:28 | Atualizado: 23/03/2018 11:02
Alexandre Landim Alexandre Landim

Representantes de instituições de ensino superior e autoridades públicas se reuniram nessa quarta-feira, 7, para discutir investimentos na cadeia produtiva de energia solar fotovoltaica – energia elétrica produzida a partir da incidência de raios solares. A subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Elisa Costa e o subsecretário de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes, representaram a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) na reunião e apresentaram o atual contexto do setor no Estado.   

No encontro, estudos e pesquisas sobre energias renováveis foram apresentados e debatidos entre instituições de ensino superior e poder público. Minas Gerais tem despertado o interesse de empreendedores na instalação de indústrias voltadas para o setor energético. Em função das condições climáticas, Montes Claros, na região norte do Estado, esta na rota para implantação de uma empresa que produz placas fotovoltaicas. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido por institutos e universidades sobre o tema terá contribuição de grande importância no processo de instalação que envolve diversos setores.           

A subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Elisa Costa, enfatiza a importância da troca de ideias e informações realizadas durante a reunião. “Ajuda o Estado a construir e reunir dados que possam contribuir nos desafios dos empreendedores que pretendem se instalar em Minas Gerais, além de criar um grupo temático que dê continuidade nessa temática. Também estamos discutindo sobre um processo que pode resultar na promoção de desenvolvimento sustentável, geração de emprego e oportunidades”, avalia.  

Já o subsecretário de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes, destaca que as ações discutidas na reunião são desdobramentos de um trabalho iniciado no fim de 2017. “O programa Aliança Estratégica vem discutindo esses benefícios sociais e econômicos para os mineiros, como resultado de ações desenvolvidas dentro das universidades e institutos. Essa ação conjunta com o poder público trará grandes resultados para a população”, afirma.           

No próximo dia 03/04, será realizada uma reunião em Governador Valadares. Grupos referentes aos territórios Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Caparaó voltam a discutir sobre o assunto.