UFJF recebe reunião do programa “Aliança Estratégica”
O projeto busca sinergia entre universidades e a população por meio da ciência, tecnologia e inovação
Publicado: 02/03/2018 11:31
Divulgação Divulgação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Território da Mata, recebeu na quarta-feira (28) a primeira reunião do programa Aliança Estratégica (AE). O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), reuniu os subsecretários Márcio Portes e Elisa Costa, além de reitores, professores, alunos, empresários e representantes da Prefeitura Municipal.

O projeto busca por benefícios sociais e econômicos para a população mineira, como resultado de ações desenvolvidas dentro do ecossistema do ensino superior. A ideia do programa surgiu durante a reunião do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Minas Gerais (Foripes), realizada em setembro de 2016, em Diamantina.

Com apoio já confirmado da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o programa será implementado em todos os territórios mineiros, começando pelo Norte. O objetivo propõe a atuação conjunta das universidades e institutos públicos em todo o Estado, para o máximo aproveitamento da capacidade já instalada em cada centro de pesquisa, ensino e extensão. “Queremos mapear e unir as soluções que são realizadas dentro de universidades que possam gerar benefícios para a população mineira”, destacou o subsecretário Márcio Rosa Portes. “O programa “Aliança Estratégica” não vai buscar possibilidades, é encontrar ações reais que já estão sendo desenvolvidas”, completou.