Estudantes do CEFET-MG apresentam protótipo para equipe da Sedectes
Publicado: 02/02/2018 15:12

O subsecretario de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes, e o superintendente de Inovação, Roberto Rosenbaum, estiveram nessa semana no CEFET-MG para conhecer o protótipo de Fórmula SAE - similar aos carros de Fórmula 1 - desenvolvido por estudantes e professores dos cursos de Engenharia da instituição. No fim último ano, o modelo criado pela equipe do CEFAST obteve ótimo desempenho durante competição em São Paulo e garantiu classificação para uma prova em Lincoln, nos Estados Unidos. Agora, os alunos buscam patrocínio para conseguir recursos para a viagem ao país da América do Norte. 

Integrante de um projeto de extensão e competição do CEFET-MG, a CEFEST ficou em terceiro lugar na Fórmula SAE Brasil, evento nacional realizado em Piracicaba, São Paulo. Além disso, o protótipo dos estudantes mineiros conquistou o título de carro mais rápido da América Latina. Com o desempenho, considerado o melhor alcançado na história da equipe, os alunos mineiros foram classificados para a prova nos EUA. A competição internacional será realizada em julho, na cidade de Lincoln, Nebraska.

Para o subsecretário de Ensino Superior, Marcio Rosa Portes, o desenvolvimento do protótipo pelos alunos do CEFET-MG mostra o aprendizado e a evolução que os estudantes adquirem durante o curso. “Pude conhecer as etapas utilizadas na construção do carro e achei fantástico. A equipe desenvolve um trabalho excelente. Eles aprendem e colocam tudo na prática”, afirma.      

 

Competição

No Fórmula SAE Brasil, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo e uma apresentação de marketing. Na categoria combustão, foram 50 equipes inscritas.