Pronatec Sedectes forma mais 44 alunos da Dutra Ladeira e Apac de Santa Luzia
Capacitados no curso de Gestão de Microempresas, os formandos receberam os certificados na última quinta-feira (18) e sexta-feira (19)
Publicado: 22/01/2018 11:38
Ariel Thêmis Ariel Thêmis

Vinte detentos do Presídio Dutra Ladeira e 24 recuperandos da Apac Santa Luzia formaram no curso de Gestão de Microempresa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Sedectes), realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Prisional. As cerimônias aconteceram nas tardes dos dias 18 e 19, em Ribeirão das Neves e Santa Luzia, respectivamente.

 

Para a conclusão do curso, os alunos montaram projetos para as futuras empresas que pretendem abrir ao saírem do regime fechado. Presente nas duas cerimônias, a coordenadora-geral do Pronatec Sedectes, Cristiane Saldanha, garantiu estar em negociação para tornar os planos dos detentos e recuperandos em realidade. “Espero, em um futuro breve, voltar aqui para dar boas notícias”, afirma Cristiane.

 

Iniciativa do Governo de Minas Gerais, o programa tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Os cursos são ministrados nas escolas dos complexos penitenciários nos turnos da manhã e da tarde, com quatro horas de duração, quatro vezes por semana. Após três meses, os alunos recebem formação profissional qualificada em  Agente de Combate às Endemias, Gestor de Micro e Pequena Empresa, Operador de Caixa, Vendedor e Assistente Administrativo.