Sedectes realiza formatura da primeira turma do programa Meu Primeiro Negócio
Publicado: 12/12/2017 16:27 | Atualizado: 23/01/2018 13:19
Foto: Gabriel Maciel / Sedectes Foto: Gabriel Maciel / Sedectes

A primeira edição do programa Meu Primeiro Negócio, do Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Secretaria de Educação (SEE), em parceria com a Junior Achievement, foi encerrada na última segunda-feira (11), com a formatura dos alunos de Belo Horizonte e Região Metropolitana, no Minascentro, na capital mineira.

Após 12 semanas de aprendizado, cerca de 750 estudantes participaram da celebração, que contou também com professores, diretores, familiares e amigos que lotaram o espaço, marcando o encerramento do primeiro ciclo dessa iniciativa pioneira no país.

Em todo o estado, o projeto englobou 120 escolas públicas distribuídas em 70 cidades mineiras. Nesta primeira edição, quase três mil alunos participaram do programa e cerca de 200 voluntários foram mobilizados para contribuir no desenvolvimento dos jovens.

Para a formatura de BH e região, foram 47 escolas, 47 professores, 736 estudantes e 83 voluntários das cidades de Brumadinho, Caeté, Contagem, Ibirité, Juatuba, Mateus Leme, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa, Vespasiano e Itaúna.

A estudante Maria Eduarda, de 17 anos, da Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central), se mostrou muito satisfeita com o conhecimento adquirido durante as aulas:“Aprendi que ter uma empresa é algo complexo, mas que também pode ser muito legal. Pude aperfeiçoar as relações pessoais e desenvolvê-las para o ambiente escolar e profissional. Valeu muito a pena participar desse projeto. Agora tenho vontade de ser uma microempreendedora”, afirma.

Para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, “os resultados do programa e o interesse despertado nos alunos formandos só reforçam o quanto o Governo de Minas Gerais está apostando certo ao investir no ensino empreendedor e inovador dos estudantes mineiros”.

 

O programa

O Meu Primeiro Negócio tem como objetivo promover a cultura empreendedora entre alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais, por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. São 12 semanas de aulas em que os participantes aprendem conceitos de mercado, comercialização e livre iniciativa, sendo acompanhados por profissionais das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Como resultado, os jovens são imersos em uma jornada de educação empreendedora do começo ao fim do programa, tendo, assim, a oportunidade de ingressar no ensino superior e no mercado de trabalho com mais capacitação.

Para as próximas edições, o programa prevê beneficiar cerca de 20 mil alunos de 650 escolas mineiras, contando com mais de dois mil voluntários até 2018. O edital da segunda edição já está aberto e pode ser conferido em: meuprimeironegocio.mg.gov.br