Resultado da Chamada Confap Mobility Italy
Dentre as propostas submetidas, duas pesquisas foram contempladas: uma da Universidade Federal de Juiz de Fora e outra da Universidade Federal de Minas Gerais
Publicado: 27/11/2017 12:28
Divulgação Divulgação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Universidade de Bolonha, representando a Rede de Universidades Italianas, lançaram, em agosto de 2017, a Chamada Pública para mobilidade de pesquisadores de instituições brasileiras na Itália: Mobility CONFAP Italy (MCI).

Puderam se inscrever candidatos beneficiários de bolsa de Mestrado (BMS) e bolsa de Doutorado (BDS) da FAPEMIG, e o período de execução do apoio solicitado deverá ocorrer durante a vigência da referida bolsa dos candidatos que foram contemplados.

Os itens financiáveis oferecidos pela Fundação foram: passagem aérea de ida e volta, em classe econômica, seguro-viagem e diárias, para o período de até 15 dias. O apoio por meio de bolsas previsto na Chamada Mobility CONFAP Italy não foi mantido, tendo em vista a suspensão temporária de bolsas no exterior publicadas pela FAPEMIG.

 

Dentre as 10 propostas recebidas, 2 foram aprovadas:

Protistas ciliados endossimbiontes de mamíferos herbívoros (Ciliophora, Trichostomatia) no Brasil: caracterização multidisciplinar, detecção de procariotos simbiontes e filogenia molecular, da pesquisadora Franciane Cedrola Vale (UFJF).

 

Recognition of building roofs made of materials containing asbestos by satellite and airborne remote sensing, do pesquisador Eduardo de Araújo Tavares (UFMG).

 

Confira aqui os resultados das outras FAPs.