Belo Horizonte sedia seminário sobre internacionalização de universidades
Conselho britânico debate oportunidades e desafios do ensino superior
Publicado: 23/11/2017 14:06 | Atualizado: 23/11/2017 14:09
Divulgação Divulgação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) participa, hoje e amanhã, do “Seminário Conselho Britânico – Universidades para o mundo: desafios e oportunidades para internacionalização”, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A abertura do seminário contou com a participação do reitor da UFMG, Jaime Ramírez, do subsecretário de Ensino Superior, Márcio Portes, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, além de outras autoridades. “É muito importante o debate sobre ciência, tecnologia e inovação no ensino superior para fomentar o desenvolvimento econômico e social”, destacou o subsecretário.

Os encontros abordarão os desafios e as oportunidades de internacionalização para universidades brasileiras, tem que está no centro das agendas locais e da formulação de políticas públicas, com foco no desenvolvimento de Instituições de Ensino Superior (IES) para a construção de redes globais e sistemas de ensino cada vez mais integrados. “Essa proposta é capaz de gerar oportunidades para os alunos e professores. O mundo globalizado exige o ensino internacional”, disse o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela.

Especialistas de universidades e instituições de educação e de políticas renomadas do Reino Unido e do Brasil apresentam estratégias para o desenvolvimento de um programa de internacionalização; a necessidade da eficácia da língua inglesa para pesquisadores, tomadores de decisão e formuladores de políticas públicas; o mapeamento de prioridades e áreas de excelência; a validação de títulos e diplomas estrangeiros; e inovação.

Após a abertura, foi realizada uma plenária com o tema: “A agenda de internacionalização nos níveis nacional e institucional: temas-chave, prioridades e recursos”. O subsecretário Márcio Portes apresentou o Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (Numies), projeto governamental incentivador à internacionalização das instituições de ensino mineiras. O programa é articulador e tem como principal diferencial a conexão entre diferentes universidades.