Minas Gerais sedia a segunda edição da Finit
Considerada a feira mais inovadora da América Latina, o evento reunirá palestrantes e parceiros que são destaque em todo o mundo
Publicado: 10/10/2017 13:40 | Atualizado: 31/10/2017 16:05
Alexandre Landim Alexandre Landim

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), realiza, em Belo Horizonte, a segunda edição da FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia), a feira mais inovadora da América Latina. De 31 de outubro a 04 de novembro, o Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira) será palco de um grande hub de negócios, com a reunião de renomados eventos e palestrantes da área da inovação e tecnologia em um só local.

Serão cinco dias com programação simultânea em mais de 15 palcos, totalizando cerca de 500 horas de conteúdos ofertados por palestrantes nacionais e internacionais; centenas de encontros de negócios e diversos painéis com youtubers e influenciadores digitais. Uma área de mais de 18 mil m² toda dedicada ao conhecimento, geração de negócios e imersão tecnológica, prosperando o ecossistema mineiro. “Queremos transformar o novo modelo de desenvolvimento econômico. O Governo de Minas Gerais trabalha para uma economia de inovação com foco no empreendedorismo”, destacou o secretário Miguel Corrêa.

Na programação, destaca-se a segunda edição da Campus Party Minas Gerais. O evento é considerado a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de ciência, criatividade, games, empreendedorismo e entretenimento digital. Realizada de 01 a 05/11 dentro da FINIT, a CPMG2 contará com camping, caravanas, maratonas, desafios tecnológicos, palestras, conferências, workshops, atividades e hackathons. Em 2016, a primeira edição mineira da Campus Party contou com cerca de 4,5 mil visitantes e mais de 300 horas de conteúdo.

Grande novidade desta edição, a parceria entre o P7 Criativo e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) resultará na Arena Criativa. O espaço é destinado para pessoas de todas as idades que, através da economia criativa, desejem gerar negócios, trocar experiências e formar parcerias locais.  Na ocasião, serão oferecidas oficinas “DIY – Do It Yourself” em vários setores – ciências, artesanato, engenharia, design, música, robótica, tecnologia, artes e cultura.

 No dia 02 de novembro, a Arena Criativa sediará uma versão reduzida da maior feira de invenções do mundo, a Maker Faire. A Mini Maker Faire Belo Horizonte contará com a exibição de invenções de todo o tipo e atividades da Economia Criativa nas mais diversas áreas e para todas as idades. Entre as atrações estarão oficinas de arduino, eletrônica básica, papercraft e LEGO. Laboratórios de programação, exposição de impressoras 3D, máquinas de corte, robôs e humanoides ajudam a compor o espaço.

Dedicada à promoção de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais, a Arena Experience será palco de dois grandes eventos: 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Tecnofeira Cotemig 2017.

Realizada no Brasil desde 2004, a SNCT visa mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, promovendo atividades de divulgação científica por parte de instituições de ensino. Considerado o maior evento de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo, a SNCT mostra, de forma simples, divertida e didática, os avanços da ciência e os resultados do desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Em 2017, o tema será: “Matemática está em tudo”.

Visando fortalecer o mercado de Tecnologia e Inovação na capital mineira, a Tecnofeira Cotemig acontece há 23 anos. Responsável por revelar talentos da ciência e da tecnologia, a iniciativa é uma oportunidade de a sociedade conhecer soluções em informática a baixo custo, além de propiciar visibilidade aos estudantes e seus projetos diante de grandes empresários.

Já com foco em conectar grandes empresas e startups, a Arena de Negócios será palco de diversos eventos. Um dos destaques é o Movimento 100 Open Startups - principal plataforma de conexão entre startups e empresas. Atualmente, o movimento reúne mais de 400 grandes empresas e 4 mil executivos que se conectam e colaboram com as propostas cadastradas. Durante a feira, teremos desafios temáticos sugeridos pela rede de grandes empresas do país e encontros com foco na geração de negócios. 

Também na Arena de Negócios, a 16ª Conferência de Inovação Anpei é outra atração imperdível que integra a feira. Discutindo o tema “Vivendo a inovação em um mundo em transformação”, o evento ofertará palestras com especialistas nacionais e internacionais, painéis simultâneos, experimentações, networking e apresentações de cases de inovação. Dentre a programação, estarão painéis sobre os programas da Anpei, como o iTec, o Anpei Exchange, o Cebrabic (Centre for Europe-Brazil Business Innovation Cooperation) e os Comitês Temáticos.

Durante a FINIT ainda será realizado, na Arena de Negócios, o II Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo (II SEMPIT), de forma a suscitar discussões referentes ao impacto do turismo como atividade de desenvolvimento socioeconômico em Minas Gerais, para que seja possível auxiliar efetivamente na criação e monitoramento de políticas voltadas ao setor.

Ainda se destacam na programação da Arena de Negócios: o Fórum Aeroespacial 2017; o She’s Tech, projeto que visa fortalecer a presença feminina no ecossistema de tecnologia e inovação; o Boost Acelerator, reunindo aceleradoras e investidores nacionais e internacionais para gerar negócios; o Inforuso 2017 – evento que se propõe a discutir os temas mais relevantes e atuais do setor de Tecnologia da Informação, colocando Minas Gerais em evidência no cenário tecnológico; e o Projeto de Difusão do Minas Digital, programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais – SEDECTES. A Arena contará com palcos com nomes de programas do Governo Estadual (Seed, Meu Primeiro Negócio, Hub, Uaitec) e comunidades empreendedoras de Minas, além de promover apresentação de cases desses projetos.

Além dos eventos, os palestrantes são uma atração à parte. Algumas presenças já confirmadas: Rony Meisler (CEO do Grupo Reserva) com o painel “Da garagem para o sucesso: como a Reserva se transformou em uma das maiores marcas de moda do Brasil”; Eduardo Lins (Co-fundador da Movile) com uma discussão sobre “História da expansão global e inovação da Movile”; além de Mary Spio (Fundadora e CEO da CEEK VR), Tracy Mann (Consultora SXSW) e Cezar Taurion Chede (sócio Kick Ventures, PWC).

Sobre a FINIT         

Depois do grande sucesso de sua primeira edição em 2016, a FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia) retorna este ano ao Expominas, em Belo Horizonte, ainda maior e com mais conteúdo. A Feira vai reunir, em um só lugar, grandes e consolidados eventos e palestrantes nacionais e internacionais, além de um público bem diverso, composto por startups, empresas, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais da área de tecnologia e demais interessados. A FINIT abrigará, na edição de 2017, a segunda Campus Party Minas Gerais; a Arena de Negócios, que promete conectar grandes empresas e startups; a Arena Experience, que vai promover uma série de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e a inovação. A FINIT é uma iniciativa pioneira realizada pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).