Sedectes é destaque com ações de internacionalização do Estado
Minas Gerais sediou fórum nacional para debater atuação internacional entre federações
Publicado: 06/09/2017 09:29
Divulgação Divulgação

O estado de Minas Gerais recebeu, na última semana, a reunião ordinária do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacionais - Fórum RI 27, atualmente composto por representantes de dez estados brasileiros e do Distrito Federal. A entidade trabalha pautas de comuns objetivos aos estados federados e a sua atuação internacional. Dentre as finalidades está o fomento da atuação internacional dos entes federados brasileiros nas diversas áreas, de acordo com as competências dispostas pela Constituição Federal e com as normas do direito internacional.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) foi o único órgão do Estado escolhido para apresentar as ações de internacionalização e práticas de trabalho de destaque. A decisão, de ordem da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, se deu pelos trabalhos que a Sedectes têm desenvolvido nos últimos anos pela Assessoria de Parcerias Nacionais e Internacionais (APNI).

A reunião, realizada no SEED, contou com a presença de assessores internacionais dos estados de Goiás, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio de Janeiro.  A Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) foi apresentada como destaque no cenário de tecnologia e inovação do Brasil e do mundo. A feira reúne, em um só lugar, grandes e consolidados eventos e um público bem diverso como startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia e interessados nas temáticas abordadas. Em 2017 foram mais de 300 horas de conteúdo e 1,9 mil encontros de negócios.  Além disso, a Sedectes apresentou também o Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (NUMIES), programa de destaque do estado de incentivo à internacionalização das universidades e instituições de ensino mineiras. A rede já atua de forma sólida na formulação de políticas públicas e parcerias. O SEED também foi apresentado como projeto de destaque da Sedectes. O programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo inteiro oferece apoio com recursos públicos para transferência de conhecimento e habilidades. Ao todo já foram realizadas 5.408 inscrições, 384 empreendedores de 27 nacionalidades participantes, mais de 250 empregos criados em Minas Gerais e mais de 20 milhões de investimentos captados.

A equipe participante do Fórum RI 27 saiu entusiasmada com as ações que o Governo de Minas Gerais está desenvolvendo frente à internacionalização, destacando as experiências com boas práticas de políticas públicas.