Uaitec oferece 24 mil vagas para cursos de tecnologia da informação
Após cadastro virtual, o interessado deverá realizar a pré-matrícula
Publicado: 01/09/2017 18:22 | Atualizado: 14/09/2017 13:44
Divulgação Uaitec Divulgação Uaitec

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) acaba de abrir novas turmas para cursos profissionalizantes na área de Tecnologia da Informação, através da Rede Uaitec. Serão ofertadas 24 mil vagas em todos os 17 territórios de Minas Gerais. A iniciativa fortalece o estado, que é destaque no cenário de inovação no país, sendo considerado o segundo maior ecossistema de TI do Brasil. Os interessados terão entre os dias 04 e 29 de setembro para se inscreverem.

 

Os alunos poderão optar por Web Designer, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Jogos, Desenvolvedor de Aplicativos, Programador Web e Programador de Sistemas. Todas as opções terão acrescidas 40 horas de empreendedorismo e inovação, motivando os alunos a desenvolverem atividades diferenciadas para o mercado. A duração dos cursos será de aproximadamente três meses, com carga horária total de 272 horas.

 

Apesar do sistema da Rede Uaitec ser focado em transmissões por videoconferência, as aulas serão ministradas na modalidade semipresencial, isso significa que haverá aulas online e encontros nas unidades, com auxílio de tutores.

Os interessados deverão se cadastrar pelo portal uaitec.mg.gov.br.  Em seguida, o aluno deverá realizar a pré-matrícula, também pelo site, e aguardar um e-mail informando a data para efetivação da matrícula no polo. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, portanto somente o cadastro e a pré-matrícula não garantem o preenchimento da vaga. O material didático completo será distribuído gratuitamente no começo das aulas, previstas para outubro.



O que é a UAITEC?

A Rede Uaitec se insere no programa Minas Digital da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). Compõem a rede, unidades instaladas em diferentes regiões do estado, que são verdadeiros polos de educação a distância. O diferencial está justamente na possibilidade de oferta gratuita de cursos de capacitação e profissionalizantes.

 

Atualmente, há unidades espalhadas em aproximadamente 100 municípios mineiros, considerando-se as unidades a serem implantadas, com benefício direto a mais de 300 mil pessoas.  Os interessados vão encontrar, em cada polo Uaitec, a seguinte estrutura com todos os ambientes acessíveis a pessoas com deficiência: duas salas de Educação a Distância, com capacidade média de 25 alunos em cada uma (todas com sistema de videoconferência, TVs de LED, além de Lousa Interativa Digital com Sistema Multimídia); salas de Informática; acesso a Laboratórios Virtuais; acesso a várias Bibliotecas Virtuais.