Sedectes participa de audiência pública na UEMG, em Frutal
Reunião discute melhorias da universidade e destinação dos equipamentos de pesquisa
Publicado: 30/08/2017 11:34
Foto/Divulgação Foto/Divulgação

A direção da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Frutal, Território Triângulo Sul, realizou na manhã de quarta-feira (30) uma audiência pública no auditório da unidade de ensino. O encontro reuniu o vice-prefeito do município, Toninho Heitor, professores, alunos, representantes do Diretório Acadêmico e Ministério Público, além do subsecretário de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes.

O encontro permitiu a discussão de vários pontos referentes à universidade, como nomeações de professores e reuniões solicitadas à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Reitoria.

A pauta principal da audiência pública foi a qualificação dos alunos da universidade estadual por meio de equipamentos de pesquisa da extinta Fundação Hidroex. Foi exposto um resumo das reuniões e visitas anteriores que ajustam os parâmetros e cronograma de renovação dos convênios e suas transferências para a UEMG. Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) estiveram, no início do mês, em visita técnica ao campus e destacaram a possibilidade de implantação dos laboratórios de pesquisa em recursos hídricos na unidade de ensino. Todos os equipamentos estão previstos nos convênios CVT/CENEP e Rede de Capacitação Tecnológica/ subprojeto NURII e estão em negociação para serem doados.

Os professores destacam a importância da instalação dos laboratórios na universidade, já que existem pesquisas que farão uso dos recursos tecnológicos. A UEMG Frutal poderá se tornar referência mineira e nacional em pesquisa nacional em águas.