Secretário Miguel Corrêa apresenta Minas Digital em Montes Claros
Publicado: 30/05/2017 11:27 | Atualizado: 12/06/2017 08:55
Foto/Divulgação Foto/Divulgação

Com o objetivo de levar diferentes ações ao interior do Estado se aproximar, cada vez mais, da população, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) realizará, na próxima quarta-feira (31), uma apresentação sobre os programas do Minas Digital, em Montes Claros, Território Norte.

O encontro reunirá prefeitos, vereadores, secretários e autoridades da região na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS). O espaço vai permitir uma troca de experiência sobre o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.

O Minas Digital foi criado para atuar como articulador do dinâmico ecossistema de inovação de MG, gerando crescimento econômico por meio da tecnologia, do empreendedorismo e da economia digital e criativa. O programa visa unir ações de incentivo no Estado, conforme as necessidades e vocações das regiões mineiras.

Minas Gerais hoje desponta como polo tecnológico e de inovação no país. Além de concentrar o 3º maior PIB nacional, é o segundo Estado em número de empresas de TI e biotecnologia. Minas Gerais reúne também o segundo maior ecossistema de startups do Brasil, com cerca de 360; abriga o San Pedro Valley, polo de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país; é o maior estado em número de universidades públicas (11 federais e 2 estaduais); tem seis parques tecnológicos; e, além disso, renomadas instituições de tecnologia têm sede em Minas, como Google, IBM, GE, entre outras.

Meu Primeiro Negócio

O Meu Primeiro Negócio é um programa de educação empreendedora com foco em jovens estudantes do Ensino Médio que propõe uma experiência prática em economia, negócios e na operacionalização de uma empresa. A proposta é realizar encontros semanais no contra-turno escolar, em que os jovens participantes aprenderão conceitos de mercado, comercialização e produção, sendo acompanhados por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Como resultado, os jovens serão imersos em uma jornada de educação empreendedora do começo ao fim do programa.

 

UAITEC

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais é uma rede que oferece, de forma gratuita, qualificação profissional por meio da implantação de polos de educação à distância, ampliando e interiorizando o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para capacitação e requalificação. A UAITEC já oferece mais de 34 mil vagas para cursos profissionalizantes na área de Tecnologia da Informação (TI) e de idiomas, atingindo mais de 300 mil interessados. Dessa forma, democratiza-se o acesso à educação e o programa ainda busca criar uma cultura de empreendedorismo e de inovação nos mineiros para continuar a desenvolver o estado.

 

Cada polo UAITEC conta com:

• 2 salas de educação a distância
• Capacidade média de 50 alunos
• Conexão via sistema de videoconferência
• TV de led
• Lousa interativa digital com sistema multimídia
• Salas de informática
• Laboratórios e bibliotecas virtuais
• Acessibilidade para deficientes físicos

 

Startup Universitário

O programa Startup Universitário visa fomentar empreendedorismo e inovação nas Universidades do estado em dois grandes eixos. O primeiro é o apoio a ações de fomento à cultura empreendedora em alunos e professores da graduação e pós-graduação das Universidades do estado de Minas Gerais. O segundo e mais avançado é o suporte à transferência de tecnologia, em que o programa visa apoiar projetos científicos com potencial para originar startups e negócios de alta tecnologia no estado.

 

Seed

Único programa governamental de aceleração de startups do país, o Seed tem duração de 6 meses e acolhe cerca de 40 empresas por rodada. Até o momento, 113 projetos de empreendedores de 12 países foram apoiados pelo programa desde 2013, entre as três rodadas já realizadas, e, juntas, as startups participantes faturaram mais de R$ 26 milhões desde o início de suas operações.

Durante a última rodada, foram R$ 80 mil de capital semente e mais de 500 mil dólares em prestação de serviço por startup, ou seja, consultorias, mentorias, workshops, palestras, acesso a softwares de parceiros (como Microsoft, Amazon, IBM e Google), entre outros benefícios. No Espaço CentoeQuatro, em BH, as startups vivenciam um ambiente único e renovado, recebendo mentoria personalizada, formação empreendedora, escritório compartilhado e conexão com o ecossistema global.

 

Serviço:

Encontro com Secretário Miguel Corrêa

Dia: 31/05/2017 (quarta-feira)

Hora: 14h30

Local: AMAMS - Av. Maj. Alexandre Rodrigues, 416 - Ibituruna, Montes Claros