Exposição retrata a influência da tecnologia no cotidiano
Publicado: 20/03/2017 12:15
Foto/Divulgação Foto/Divulgação

A influência das tecnologias no cotidiano, ao ponto de as pessoas não saberem mais se comportar sem o uso dos telefones celulares, tablets e outros tantos aparelhos eletrônicos, a aproximação entre o home e máquina. Este é o resumo que o artista plástico, professor e pesquisador Hélio Brantes faz da exposição “Da Tela de Algodão às Telas Virtuais”, que está aberta à visitação no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), da Universidade Estadual de Montes Claros.

A mostra reúne 12 trabalhos e resgata o estudo que ele desenvolveu durante o mestrado em “Arte e Cultura Visual”, defendido na Universidade Federal de Goiás, em 2013. A visitação é gratuita e será aberta ao público até 3 de abril.

Em tamanhos variados, as telas exibem personagens fictícios sempre associados às tecnologias – incluindo as redes sociais. O artista revela que a escolha do tema veio a partir de uma percepção pessoal. “Aonde quer que eu vá, as pessoas sempre estão utilizando alguma forma de tecnologia, especialmente o telefone celular. O contato – porque não a dependência – é muito forte”, resume.

Esta leitura de cenário, segundo Brantes, resume a cibercultura, uma característica do pós-humano. “O que seria isto? As pessoas intimamente ligadas à tecnologia”, acrescenta o professor, que produziu as telas ao longo de seis meses.

Além do universo tecnológico, Hélio Brantes reproduz nos personagens das telas outra questão de comportamento aparentemente comum: tatuagens, piercings e alargadores de orelhas, por exemplo. “As pessoas se externam de várias formas e com o próprio corpo: se tatuam, aplicam piercings e alargadores. Como outra extensão pós-humana denominada como modernos primitivos”, acrescenta, ao observar que a arte corporal resgata simbologias comuns a povos antigos.

As 12 telas têm tamanhos médios de 1,20 metro x 80 centímetros e estão disponíveis para comercialização.

Exposição “Da Tela de Algodão às Telas Virtuais”

- O Artista Plástico e as Possibilidades do Digital –

Autor: Hélio Brantes

Local: Museu Regional do Norte de Minas